Institucional

Liceu: inovação há 74 anos

O ano de 1939 marca o início das atividades educacionais do Liceu Braz Cubas. Nesse ano um grupo de jovens preparou-se para o exame de Admissão, num curso que já ostentava o nome de Liceu Braz Cubas.

O primitivo prédio escolar resumia-se em uma única sala de aula, além de um pequeno compartimento onde funcionavam ao mesmo tempo diretoria e secretaria da escola. Iniciou-se no ano seguinte o curso, então denominado Propedêutico, em sequência ao qual, após três anos, os alunos bem sucedidos poderiam inscrever-se no Curso de Contabilidade. Funcionava o Liceu Braz Cubas, naqueles dias, em um prédio colonial localizado na Rua José Bonifácio.

O interesse da mocidade por um curso noturno de nível secundário contribuiu para que em breve o Liceu se transferisse para instalações mais confortáveis, embora ainda insuficientes, na esquina da Rua Moreira da Glória com a Rua Flaviano de Melo. Foi desta nova sede que a escola em breve mudou-se para Rua Princesa Isabel de Bragança, onde um prédio destinado a moradia, foi rapidamente adaptado.

Correram os anos, e os alunos satisfeitos com o desenvolvimento do curso “Propedêutico” viram-se pagos da confiança depositada no seu diretor, Dr. Plínio Boucault, instalou-se então o curso de Contabilidade. À proporção que o número de alunos crescia, a escola foi aprimorando seus recursos técnico pedagógicos. Posteriormente surgiram novos cursos – ginasial, primário e normal.

O desenvolvimento do Liceu Braz Cubas passou então a exigir um prédio onde funcionassem com mais eficiência os cursos. Uma Sociedade Civil, tendo à sua frente o próprio diretor da escola, Dr.Plínio Boucault, tomou a si o nobre encargo de promover a construção de um edifício modelo, cujas instalações perfeitas e linhas modernas pudessem corresponder aos vivos anseios da escola-preparação de jovens para um futuro melhor. Após um planejamento minucioso e atento, uma Sociedade Civil de Educação foi constituída, adotando para modelar o estabelecimento de ensino a designação antiga e tradicional “LICEU BRAZ CUBAS”.

Dentro em pouco surgiu na Rua Francisco Franco, em pleno coração da cidade, um majestoso edifício dotado daquilo que a moderna pedagogia exige. O número de alunos cresceu verticalmente. Eram mais de mil e quinhentos (1.500) jovens frequentando suas modernas salas de aulas. Funcionando em três(3) períodos, contava com os seguintes cursos: ( Pré-Primário, Primário, Admissão ao Ginásio e Comércio, Ginasial, Comercial Básico, Técnico de Contabilidade, Normal e Aperfeiçoamento).

Com um corpo docente selecionado, dentre eles muitos ex-alunos da escola, o ensino era ministrado em vinte (20) amplas salas de aula, com salas ambientes para Desenho, Ciência e História Natural, Geografia e Pré-Primário; um auditório com quatrocentos(400) lugares, salas para Administração, um Pátio coberto e uma Biblioteca.Sua praça de Esporte era dotada de uma Quadra Oficial, uma de Vôlei, Pista de Atletismo e Playground.

Grande tradição possui o Liceu Braz Cubas dentro das mais diversas atividades estudantis e educacionais. As vitórias desportivas, a saudosa BrazCol, a Fanfarra do Liceu que ao lado da sua co-irmã, tantas glórias arrebataram para Mogi das Cruzes.

O Liceu Braz Cubas foi um dos mais completos educandários do Estado. No setor educativo propriamente dito, a direção veio selecionando o quadro de professores, funcionários e assistentes. Para assistência ao aluno, dispunha de um Departamento de Orientação Educacional a cargo de uma professora especializada; Associação de Pais e Mestres, fundada para maior entrosamento entre alunos, pais e professores.

Encorajados pelas facilidades que as novas instalações ofereciam, os Diretores estudavam, juntamente com o Corpo Docente, a criação de novos Cursos Técnicos e Humanidades, além de Cursos Superiores, que há muito Mogi das Cruzes reclamava.

Crescendo com Mogi da Cruzes, foi o Liceu Braz Cubas abrindo novos caminhos, conquistando horizontes e difundindo o saber.

Em 1965 o Liceu Braz Cubas passou a funcionar na Rua Capitão Manoel Caetano nº 265, deixando seu majestoso prédio para a Faculdade de Direito.Foi extinto o Pré-Primário e o 1º grau, dando lugar para o 2º grau e os Cursos Técnicos.

Em 1991 sob a direção Administrativa da Professora Thamara Redeschi foi estudado a possibilidade da reimplantação da Educação Infantil e do Ensino Fundamental que voltaram a funcionar em 1992. Houve uma seleção dos Cursos Técnicos e Profissionalizantes e permaneceu o funcionamento do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos Profissionalizantes de: Eletrônica, Eletrotécnica, Processamento de Dados, Prótese Dentária, Mecânica e Química. O curso de Educação Infantil passou a funcionar em seu prédio próprio na Rua Navajas nº328. Em 2005, o Liceu Braz Cubas extinguiu o Ensino Fundamental e Médio passando a funcionar somente com os Cursos Técnicos em dois períodos: Manhã e Noite.

Hoje na Rua Capitão Manoel Caetano nº 265 o Liceu Braz Cubas conta com uma infra-estrutura privilegiada no centro da cidade, em prédio próprio de fácil acesso, que oferece as melhores instalações e equipamentos. O prédio de três andares dispõe de 29 salas de aulas com capacidade para até 100 alunos, banheiros feminino e masculino por andar, uma secretaria, uma controladoria, sala de professores, uma biblioteca atualizada com funcionária para orientar os alunos na leitura, uma central de estágio conveniada com grandes Empresas que ajuda no apoio aos alunos para o mercado de trabalho. No espaço externo há uma quadra com pátio coberto e cantina.

O Liceu Braz Cubas procura na sua metodologia fazer com que o educando aprenda da teoria à prática, por isso conta com laboratórios totalmente equipados.

Sua grade de Cursos Técnicos aumentou de seis para 11, os quais encontra-se relacionados no link de cursos técnicos do referido site, subdividiram-se em três(3) áreas: Industrial, Comércio e Saúde.

Com tradição e credibilidade, todos os cursos técnicos do Liceu Braz Cubas são devidamente registrados e autorizados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o que torna referência em qualidade de ensino na região. O Liceu Braz Cubas é uma das escolas particulares mais antigas do Alto Tietê e traz consigo a honra de ser berço de uma das maiores instituições de ensino superior do País, a Universidade Braz cubas.

O Liceu Braz Cubas caminha para atingir o objetivo da moderna pedagogia – a adaptação do homem à sociedade. Hoje sua meta é melhorar cada vez mais a qualidade de ensino, trabalhando constantemente o resgate da valorização da educação e do aluno.

Nossa História

Curso Técnico

Graduação EAD

Pós Graduação EAD

Documentos

Contato

Trabalhe Conosco

Perguntas Frequentes

Rua Capitão Manoel Caetano, 265 - Centro - CEP:08710-190 - Mogi das Cruzes - SP - Fone 11 4728-3430

Horário de Atendimento para Matrículas:
De segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16 horas e das 17 às 20h30.
Aos sábados: das 9 ao meio-dia.
Liceu Braz Cubas Direitos Reservados